quarta-feira, 29 de julho de 2009

Compota de pêssego

Fazer compotas é uma tarefa fantástica para descontrair. Esqueçam o ginásio e experimentem!!

Absolutamente orgânicos estes pêssegos carregaram até ao chão os pessegueiros aqui da quinta. Então, directamente da árvore, fiz muita compota!

Aqui vai a minha receita: 1kg de açúcar e 2kg de pêssegos descascados e cortados em pequenos pedacinhos.

Levo a cozinhar em lume médio por cerca de uma hora. Durante a cozedura vou tirando a espuma que se forma para ter no final uma compota bem límpida.



Enquanto isso é preciso esterilizar os frascos fervendo-os uns dez minutos. Não há problema, tenho feito com qualquer tipo de frasco e nunca se partem.



Coloco a compota acabada de fazer(ainda bem quente) dentro dos frascos e fecho imediatamente.Esta receita dá para três frascos de cerca de meio quilo. Assim guardada dura mais de um ano sem perder todo o seu aroma.


Depois é só servir com uma bolacha ou torrada para acompanhar um chá/café numa tarde fria de Inverno e sentir o aroma do Verão. Pode também ser utilizada na confecção de bolos ou recheios.
Bom apetite!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cerejeira em flor

Gosto de fazer flores! Estas de cinco pétalas em vários tamanhos foram parar a um ramo de cerejeira em flor que junto com uma borboleta dão uma sensação de frescura e tranquilidade. Mais um pão de ló para a galeria dos bolos bem femininos. Bom apetite!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bolo Esperança

"As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo" Giacomo Leopardi Este foi um bolo que fiz para a despedida de um dos elementos da CPCJ da Marinha Grande. Mais uma vez massa de maçã e nozes com recheio de leite condensado. As 15 mãos direitas de várias cores simbolizam os elementos daquela comissão e a tenda verde com a menina a espreitar, um abrigo de esperança para as crianças e jovens do concelho. Bom trabalho e bom apetite!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bolo de iogurte - passo a passo

Para as meninas e meninos que têm medo de fazer bolos, o Bolos Quinta da Sapinha dá-vos hoje um passo a passo do meu bolo de iogurte que é do mail fácil que há e com sucesso garantido. Esta receita dá um bolo de 24 cm de diâmetro e pelo menos 7 cm de altura o que dá para umas 15 a 20 fatias.
Os utensílios : uma colher de pau (outra qualquer também serve), uma taça, uma forma qualquer (esta é redonda e tem 24 cm de diâmetro mas até pode ser um tacho) e um pincel (na falta deste os dedos também servem)

Os ingredientes: 6 ovos L, 2 iogurtes naturais, 4 copinhos (as embalagens de iogurte) de açúcar, 6 copinhos de farinha fina já com fermento e meio copinho de manteiga derretida (detesto a clássica versão que usa uma enorme quantidade de óleo). A qualidade de um bolo passa em primeiro lugar pela boa qualidade dos ingredientes por isso invistam nisso.


1-Ligue o forno e regule para 150º C (muitas vezes as receitas indicam 180º C e é um autêntico desastre)
2- Unte a forma com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha.



3-Misture todos os ingredientes com a ordem que mais lhe apetecer.
4- Mexa com a colher até ter uma massa lisa (sem grandes grumos)
5-Transfira para a forma e leve ao forno a 150ºC durante 40 minutos (se a forma for de buraco vai levar menos tempo).
6-Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
7- Podem-no comer quente (aqui os miúdos não resistem), morno ou frio e também podem congelá-lo para usar mais tarde.
Como podem ver, nada de especialmente complicado e com pouca louça suja!
Este é o bolo básico que é bom mas costumo sempre colocar uma medida de um outro ingrediente para dar alguma graça. Basta pôr a imaginação a funcionar e olhar para o que há na despensa. EX: côco ralado, chocolate picado ou mesmo daquele granulado miudinho que parecem formigas, cenoura ralada, nozes ou amêndoas picadas, passas, sumo e raspa de limão ou laranja, etc.
Experimentem e digam qualquer coisa :)