terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cobrir um bolo com pasta de açúcar

A pedido de alguns meninos e meninas, e para mostrar que isto é mesmo muito fácil, vou hoje postar aqui um passo a passo de como cobrir um bolinho com pasta de açúcar. Em primeiro lugar é preciso barrar o bolo com algo que faça a pasta de açúcar aderir. Neste caso foi creme de chocolate(daquele já pronto), mas pode ser mel, geleia, leite condensado, creme de manteiga ou glacê. Convém que o bolo seja firme. Pode começar por experimentar com o bolo de iogurte e rechear com o mesmo creme.
Para um bolo com cerca de 18 cm como o da foto, usei 400g de pasta portuguesa, que é bastante flexível. Amassar bem a pasta para a tornar lisinha e fazer uma bola.

É bom polvilhar a superfície onde se vai estender com um pouco de açúcar em pó para não colar. Depois é só estender com um rolo normalíssimo num círculo com o diâmetro um pouco maior do que o bolo. A massa deve ficar com uma espessura de cerca de 3 a 5 mm. Mais fina não vai cobrir as irregularidades do bolo e muito mais grossa não é boa para comer.

Depois é só enrolar no rolo e transferir para cima do bolo. Com as mãos vai-se aconchegando e podemos usar uma superfície lisa para a aperfeiçoar. Existem peças específicas para isso mas uma tampa de caixa de bombons como a da foto serve perfeitamente.

Com uma faca afiada aparar o excesso de pasta que ficou. Não se deita fora! vai servir para o resto da decoração.

O remate varia com o gosto de cada um, mas é essencial para um acabamento perfeito. Podemos tingir um pouco de massa de verde e fazer um rolinho com o comprimento igual ao perímetro do bolo.
Se com a faca afiada dermos uns pequenos golpes em metade do rolo ficaremos com um acabamento tipo relvinha, que é muito mimoso e engraçado.

Nos bolos decorados com pasta de açúcar as peças podem ser coladas com glacê, com cola CMC, mas também com clara de ovo que, para quem começa é uma boa alternativa. Neste caso com um pincel fino passei a clara em redor do bolo na zona onde vou colocar o remate de relva.

Depois é só colocar a tira de relva que fizemos (ou outro remate qualquer), cortar o que sobra e decorar a gosto. Breve colocarei aqui outros passo a passo de pecinhas de decoração. Então mãos à obra e vão dando notícias das vossas aventuras! Ficarei contente de saber!

11 comentários:

  1. Bem , bem , com esta minúcia toda até eu me consigo tornar pasteleiro !Toni

    ResponderEliminar
  2. GostastE do power point no nosso blog????? (carrega em full" para ver em ecran inteiro

    http://7rios-artes.blogspot.com/2009/10/o-bolo-da-sapinha-passo-passo.html

    Manuela

    ResponderEliminar
  3. Achei mto legar mostrar como se faz para usar a pasta de açúcar.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Fantástico! assim qualquer um aprende. obrigada pela demonstração. bjs

    ResponderEliminar
  5. Adorei. A idéia de podermos colar com clara de ovo também me agradou, visto que se arranja com muito mais facilidade.

    ResponderEliminar
  6. Adorei...axo muito bom k alguem explique todos estes passinhos...
    agora seria interessante haver muitos mais destes ..lol

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, foi uma enorme ajuda!! Parabens pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  8. adorei a vossa pagina,e com as vossas dicas ja fiz o meu primeiro bolo e correu muito bem,obg

    ResponderEliminar
  9. ola, adorei a explicaçao mas tenh uma duvida, sem ser o blo de iogurte, que mais podemos usar, de forma a que o bolo inteiro nao se torne maçudo? obrigada!

    ResponderEliminar
  10. eu vou experimentar, vamos ver como sai::obrigado

    ResponderEliminar