quarta-feira, 29 de julho de 2009

Compota de pêssego

Fazer compotas é uma tarefa fantástica para descontrair. Esqueçam o ginásio e experimentem!!

Absolutamente orgânicos estes pêssegos carregaram até ao chão os pessegueiros aqui da quinta. Então, directamente da árvore, fiz muita compota!

Aqui vai a minha receita: 1kg de açúcar e 2kg de pêssegos descascados e cortados em pequenos pedacinhos.

Levo a cozinhar em lume médio por cerca de uma hora. Durante a cozedura vou tirando a espuma que se forma para ter no final uma compota bem límpida.



Enquanto isso é preciso esterilizar os frascos fervendo-os uns dez minutos. Não há problema, tenho feito com qualquer tipo de frasco e nunca se partem.



Coloco a compota acabada de fazer(ainda bem quente) dentro dos frascos e fecho imediatamente.Esta receita dá para três frascos de cerca de meio quilo. Assim guardada dura mais de um ano sem perder todo o seu aroma.


Depois é só servir com uma bolacha ou torrada para acompanhar um chá/café numa tarde fria de Inverno e sentir o aroma do Verão. Pode também ser utilizada na confecção de bolos ou recheios.
Bom apetite!

1 comentário:

  1. Nunca fui um grande apreciador de compotas nem de geleias mas devo confessar que este doce é muito gostoso e aromático. Será do processo ? Será da executante ? Será dos pêssegos ....?
    :)
    Toni

    ResponderEliminar