segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bolo de iogurte - passo a passo

Para as meninas e meninos que têm medo de fazer bolos, o Bolos Quinta da Sapinha dá-vos hoje um passo a passo do meu bolo de iogurte que é do mail fácil que há e com sucesso garantido. Esta receita dá um bolo de 24 cm de diâmetro e pelo menos 7 cm de altura o que dá para umas 15 a 20 fatias.
Os utensílios : uma colher de pau (outra qualquer também serve), uma taça, uma forma qualquer (esta é redonda e tem 24 cm de diâmetro mas até pode ser um tacho) e um pincel (na falta deste os dedos também servem)

Os ingredientes: 6 ovos L, 2 iogurtes naturais, 4 copinhos (as embalagens de iogurte) de açúcar, 6 copinhos de farinha fina já com fermento e meio copinho de manteiga derretida (detesto a clássica versão que usa uma enorme quantidade de óleo). A qualidade de um bolo passa em primeiro lugar pela boa qualidade dos ingredientes por isso invistam nisso.


1-Ligue o forno e regule para 150º C (muitas vezes as receitas indicam 180º C e é um autêntico desastre)
2- Unte a forma com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha.



3-Misture todos os ingredientes com a ordem que mais lhe apetecer.
4- Mexa com a colher até ter uma massa lisa (sem grandes grumos)
5-Transfira para a forma e leve ao forno a 150ºC durante 40 minutos (se a forma for de buraco vai levar menos tempo).
6-Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
7- Podem-no comer quente (aqui os miúdos não resistem), morno ou frio e também podem congelá-lo para usar mais tarde.
Como podem ver, nada de especialmente complicado e com pouca louça suja!
Este é o bolo básico que é bom mas costumo sempre colocar uma medida de um outro ingrediente para dar alguma graça. Basta pôr a imaginação a funcionar e olhar para o que há na despensa. EX: côco ralado, chocolate picado ou mesmo daquele granulado miudinho que parecem formigas, cenoura ralada, nozes ou amêndoas picadas, passas, sumo e raspa de limão ou laranja, etc.
Experimentem e digam qualquer coisa :)

1 comentário:

  1. Olá Ana,
    Lamento que tenha mudado de instalações :( Gosto sempre de rever os bolinhos que encheram o meu coração de alegria. Agora é como visitar uma casa abandonada onde fui muito feliz :)Esses virus informaticos são uns marotos mas acredito que ainda lhe vou dar muito trabalho para colocar no NOVO BLOG.
    Dei os seus contactos à minha amiga Dina Bastos. OK? Ela está a fazer anos e precisa de um bolinho especial.
    Beijinhos e até breve.

    ResponderEliminar