segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bolo fresco de pêssego

Hoje vou mostrar mais um passo a passo de um bolinho muito simples e fantástico. Trata-se do pão de ló com uma cobertura de Verão.
O pão-de-ló que eu faço sempre e que é um sucesso, é uma receita da minha avó Augusta. São precisos seis ovos, seis colheres de açúcar e quatro colheres de farinha.


O recheio e a cobertura fiz com um pacote de natas frescas, uma colher de sopa de açúcar, um pouco da compota de pêssego do post anterior e alguns pêssegos.


Primeiro é preciso bater muito bem as gemas com o açúcar, e as claras em castelo.



Depois misturam-se as claras com o preparado de gemas sem bater, apenas fazendo movimentos com a colher de pau de baixo para cima para não se perder muito volume.



Ao juntar a farinha é que está o segredo: esta deve ser peneirada e envolvida na restante massa com cuidado. Não bater!!
Vai a cozer em forno 150ºC durante 30 minutos. Este da fotografia ficou um bocadinho mais porque o telefone tocou e já ficou demasiado seco. Quando quero comer o pão-de-ló simples costumo fazê-lo numa forma de buraco. Este foi feito numa forma redonda de aro amovível.


Abri o bolo ao meio, bati as natas com o açúcar na batedeira, recheei o bolo com um o chantily e a compota de pêssego.


Cobri com o restante chantily e decorei com pêssgo fresco. Vai ao frigorífico para ficar bem fresquinho.



Sucesso visual garantido e apetitoso que nem se fala!! Experimentem! Podem fazer com qualquer fruta que é sempre uma delícia.

2 comentários:

  1. olá Ana Rute
    O bolo com morangos na cobertura e no recheio por cima do chantily fica uma delícia também.

    ResponderEliminar
  2. obrigada pela partilha a massa é uma leveza

    ResponderEliminar